Teixeira Moreira

No momento, você está visualizando CONTRATO DE VESTING. UMA BOA OPÇÃO PARA RETER TALENTOS NA SUA EMPRESA

CONTRATO DE VESTING. UMA BOA OPÇÃO PARA RETER TALENTOS NA SUA EMPRESA

Uma possibilidade de reter e incentivar empregados talentosos. O contrato de “vesting” funciona, simultaneamente, como uma forma de estímulo e investimento.

De modo didático, o contrato de vesting assegura que o colaborador e/ou funcionário se torne acionista/quotista da empresa de forma proporcional com o seu envolvimento nas atividades da empresa.

Atualmente, o acordo de vesting é bastante utilizado por startups, sobretudo para atrair novos talentos (designer, programador, administrador, etc.)

Dessa forma, a empresa consegue reter estes talentos com salários inferiores aos praticados pelo mercado, pois parte da remuneração é compensada com uma porcentagem do capital da empresa.

💡 Em relação às desvantagens, pelo fato de ser um instrumento ainda pouco utilizado, há uma certa insegurança jurídica acerca dos contratos de Vesting no que diz respeito aos direitos trabalhistas.

Algumas cláusulas são essenciais, como um tempo mínimo de participação na sociedade, chamada de cláusula Cliff, por isso a participação de um advogado é a certeza de maior sucesso na relação criada.

Quer saber mais?